A energia solar em dias nublados continua a ser gerada normalmente em um painel solar, ainda que em menor intensidade em relação a dias mais ensolarados.
Isso se deve ao fato de que os painéis solares são capazes de captar a energia luminosa proveniente da radiação solar difusa que atravessa as nuvens, não apenas dos fótons provenientes da incidência direta de luz solar sobre eles. Ou seja, mesmo que a quantidade de luz solar seja baixa, os painéis solares ainda podem produzir eletricidade com a luminosidade recebida.
Nesse conteúdo, vamos explicar como funciona o armazenamento de energia solar!
Tópicos nesse conteúdo
Como funcionam os painéis solares em dias nublados
De um modo geral, os painéis solares são projetados para aproveitar ao máximo a luz solar disponível. Eles contam com células fotovoltaicas que convertem a luz solar em eletricidade, e elas são compostas por materiais semicondutores, geralmente silício, que geram corrente elétrica quando expostas à luz solar. Por conta disso, mesmo em dias nublados é possível que estas células absorvam luz solar, gerando uma corrente elétrica proporcional à intensidade da luz.
Mesmo que essa intensidade seja proporcional, ou seja, em dias nublados a corrente elétrica gerada tende a ser menor do que em dias ensolarados, a maior parte dos sistemas de energia solar são dimensionados para atender à demanda de energia média ao longo do ano, já considerando as variações climáticas, os períodos de chuva, as noites mais longas do inverno e outras variações do tempo.
Dessa forma, uma opção para maximizar a geração de energia em dias nublados é a utilização de sistemas de armazenamento de energia, como baterias. Elas permitem que o excesso de energia produzido em dias ensolarados seja armazenado e utilizado nos momentos em que a produção solar eventualmente seja menor, o que ajuda a garantir um fornecimento contínuo de eletricidade, mesmo em dias de luminosidade menos favorável.
Precisa de sol para gerar energia solar?
Sim. A energia solar é gerada a partir da luz solar. Entretanto, mesmo que a incidência direta do sol seja a premissa ideal para produzir o máximo de energia, é possível captar energia luminosa em dias nublados ou com pouca luz solar.
Cabe destacar que a quantidade de energia produzida tende a variar bastante de acordo com a frequência de dias mais nublados ou mais ensolarados. Por exemplo: em regiões com maior incidência de sol, como áreas tropicais ou mesmo mais desérticas e secas, a produção de energia solar será mais consistente ao longo do ano. Já em locais com maior quantidade de dias nublados, a produção de energia solar pode ser afetada.
Em síntese, embora a produção de energia solar seja menor em dias nublados, os painéis solares ainda são capazes de gerar eletricidade. A quantidade de energia produzida dependerá da intensidade da luz solar difusa presente nessas condições. Com dimensionamento adequado e opções de armazenamento de energia, é possível obter um fornecimento estável de energia solar, mesmo em dias nublados.
Como comprar parafusos para painéis solares?
E para que seu painel solar funcione corretamente e cada opção de armazenamento seja possibilitada, é necessário contar com uma estrutura consistente, firme e resistente em cada detalhe.
Quer saber mais sobre o tema? Entre em contato com nosso time de especialistas em fixação para energia solar.
Prefere conversar pelo WhatsApp? Clique aqui e fale conosco!