Para que os painéis solares possam entregar a melhor capacidade energética possível, é necessário que não apenas suas placas de captação solar sejam de boa qualidade, mas também que sua estrutura seja firme e resistente, com fixadores de qualidade e um bom suporte para todo o painel.
Qual a importância da estrutura do painel solar
Quando um bom suporte é instalado de maneira correta, pode-se garantir mais segurança durante o processo de instalação e, claro do uso do equipamento, principalmente na resistência contra intempéries, como ventos, granizo e tempestades, o que garantirá que o painel solar como um todo não se rompa, entorte ou caia de onde houver sido instalado.
Onde instalar o suporte para painel solar
Existem diversos tipos de suporte que podem ser utilizados na fixação dos painéis fotovoltaicos, e isso depende de onde você desejará instalar seu painel.
Um painel solar pode ser fixado através de ganchos nos telhados de barros, em lajes de concreto e ficarem inclinados em qualquer tipo de angulação, ou mesmo no solo, com um suporte diferenciado e os mesmos tipos de fixadores, como já mencionamos aqui.
Levando estes pontos em consideração, é hora de instalar seu painel. Mas você sabe como fazê-lo? Preparamos um passo a passo que pode te auxiliar:
Qual o passo a passo para instalar um painel solar
1: Prepare o local
Antes de qualquer coisa, é preciso organizar a composição do espaço onde as placas serão instaladas. De acordo com o modelo e layout do sistema, considerando a angulação necessária, a área ocupada e o ambiente onde o painel será fixado, deve-se separar todas as peças que serão utilizadas e marcar o local exato no telhado ou no solo em que será instalado o painel.
2: Instale os suportes
Para a instalação de painéis em telhados de barro, as telhas devem ser removidas nos pontos exatos onde o suporte será parafusado, para facilitar sua instalação, que geralmente ocorre na parte de madeira do telhado. Já nos telhados metálicos, o suporte pode ser fixado na própria telha, o que torna o processo mais simples e ainda evita infiltrações.
3: Instale os trilhos
É nos trilhos que o painel ficará preso de fato. Eles são imprescindíveis para garantir o encaixe perfeito entre o painel e os suportes, fazendo com que toda a estrutura fique presa corretamente e de forma segura.
4: Fixe as placas sobre os trilhos e conecte os cabos
Com os trilhos instalados, deve-se adicionar os painéis à estrutura, conectando todos os fios a eles. Estes fios serão responsáveis por conduzir ao sistema a energia captada através dos fótons nas placas solares, o que torna essa etapa extremamente importante
5: Conecte os painéis solares ao inversor de energia
O último passo, e também o mais importante, é realizar a conexão do painel ao inversor solar e à rede elétrica do local. É importante contar com um profissional especializado nessa última etapa, para evitar riscos à segurança do ambiente e perdas de energia gerada.
Com essa sequência de etapas concluída, seu painel fotovoltaico estará pronto para oferecer a energia limpa, renovável e econômica que seu projeto busca. E para garantir que cada etapa seja cumprida da melhor forma, conte com os fixadores especiais da Inox-par.