O número de novas instalações de placas solares vem crescendo cada vez mais, mas é nesse momento que temos que analisar todos os fatores envolvidos como espaço, armazenamento de energia excedente (quando houver) tarifas e claro, a manutenção de painel solar preventiva.
No artigo de hoje, vamos saber mais sobre a frequência que essa manutenção deve ser feita e formas de prevenir dores de cabeça futuras.
Como é feita a manutenção dos painéis solares?
As instalações fotovoltaicas possuem muitas peças e cada uma tem um tempo de vida, por isso é preciso sempre estar atento aos mínimos detalhes, desde as placas em si até os parafusos usados. Saber que existe uma fábrica de parafusos especializada nestes tipos de materiais é fundamental para o sucesso da instalação e manutenções futuras.
A manutenção dos painéis solares é simples e, se feita periodicamente, garante o funcionamento e a vida útil do equipamento.
A importância do Inox passivado em painéis solares
Devido a exposição ao clima e tempo que é necessária para a captação dos raios solares é natural o desgaste, principalmente das peças menores, por isso o uso do aço inox passivado é tão importante para esses itens.
O processo de passivação ocorre naturalmente, pois em contato com o oxigênio diversos metais criam uma camada de proteção invisível, que os protege da corrosão e enferrujamento. Mas para garantir uma estrutura eficaz, já é possível criar industrialmente essa proteção, através de procedimentos químicos e tecnologia.
O melhor disso é que é um procedimento autorregenerativo, ou seja, se houver algum rompimento a camada pode ser recompor, já que é um processo que acontece naturalmente, fazendo com que assim a vida útil dos parafusos e diversos outros componentes da estrutura seja ainda mais longa.
Como fazer a limpeza dos painéis solares?
Por sua exposição constante, as placas solares são as que mais precisam de limpeza no decorrer da sua vida, pois recebem chuva, vento, poeira e diversos outros agentes vindos do ar.
Para realizar a limpeza dos painéis solares, basta água, panos, esponja e escovação com movimentos circulares para remover toda a sujeira que pode ter se acumulado sobre a placa e em suas extremidades.
Importante: Evite o uso de materiais metálicos ou muito abrasivos, pois eles podem criar ranhuras nas placas e impactar no seu funcionamento.
Qual a importância da manutenção de painéis solares?
A limpeza se faz necessária exatamente para não impactar na captação de raios solares e manter sempre a performance das folhas em sua capacidade máxima.
Neste momento, o profissional também deve conferir os ligamentos da estrutura, em casos extremos, como após algum vendaval ou chuva com granizos, pode ser necessário a troca de alguns componentes para manter tudo muito bem fixado para garantir melhores resultados.
Quanto tempo para limpar a placa solar?
A recomendação é que esse tipo de limpeza seja feito anualmente, mas é preciso sempre estar com um olhar atento às particularidades da instalação: em locais com bastante poluição ou até mesmo instalações próximas a estradas de terra pode ser melhor realizar a limpeza a cada seis meses.
Quer manter sua estrutura sempre com a melhor performance? Converse com um de nossos especialistas e saiba mais! Siga a página da Inoxpar no Instagram para ter acesso a outros conteúdos.