As estruturas para placa solar são o que darão sustentação a qualquer projeto de captação de energia solar. Seja fixando seu painel solar no solo, em uma laje ou em um telhado, elas darão o suporte necessário e imprescindível para que você controle a altura, disposição e, sobretudo, a angulação ideal para captar mais energia.
As estruturas para placa solar podem ser fabricadas em madeira, ferro, aço e uma diversidade de materiais, a depender da dimensão de seu projeto. Entretanto, o que fará a diferença, de fato, é o local de instalação.
Para cada local onde o painel solar seja instalado, há diferentes tipos de estruturas para placa solar que podem ser utilizados com maior eficácia.
Para a montagem em telhados, as placas solares devem ser fixadas diretamente em suportes metálicos que são fixados ao telhado através de parafusos. Trata-se de uma opção comum devido à facilidade de instalação e à economia de espaço. Entretanto, a depender do material deste telhado, a estrutura ideal pode variar.
Já pra painéis montados diretamente no solo, existem as estruturas de solo. Ideais para áreas abertas como terrenos ou campos, elas podem ser estruturas fixas, com as placas solares fixadas a elas em ângulos específicos, ou rastreadores solares, que permitem o movimento das placas ao longo do dia para acompanhar a direção dos raios solares. Da mesma forma, a depender do tipo de solo, a estrutura a ser utilizada pode variar bastante.
Além disso, há os sistemas de montagem integrados, onde as placas solares são incorporadas a elementos estruturais, como janelas, brises, fachadas, etc. Essas soluções permitem uma integração estética e funcional, tornando as placas solares parte da própria estrutura do edifício e eliminando a necessidade de estruturas específicas para este fim.
Seja qual for o local da instalação, é imprescindível levar em conta que as estruturas devem ser projetadas para suportar o peso das placas solares e resistir às intempéries e variações climáticas do local em si, sejam quais forem elas, para garantir mais segurança e durabilidade ao projeto. Confira, a seguir, quando escolher cada uma.
Estrutura de fixação de painel solar para coberturas com telha de fibrocimento
Para uma fixação adequada de painéis solares em coberturas com telhas de fibrocimento, deve-se considerar alguns aspectos importantes na estrutura para placa solar. Acima de tudo, é importante lembrar que, quanto ao material utilizado, quanto mais leve; melhor. Isso porque as telhas de fibrocimento possuem uma capacidade de carga limitada antes de quebrarem ou se danificarem, portanto, a estrutura deve ser projetada de forma a distribuir adequadamente o peso das placas solares pelo espaço, evitando sobrecarga em pontos específicos.
Além disso, a estrutura de fixação precisa ser resistente às intempéries, já que as coberturas com telhas de fibrocimento podem estar expostas a ventos fortes e condições climáticas adversas. Para isso, prefira fixadores de aço inoxidável que garantam boa resistência, como os comercializados pela INOX-PAR.
Estrutura de fixação de painel solar para telhas de barro
Assim como as telhas de fibrocimento, este material suporta relativamente pouco peso antes de ser danificado. Sendo assim, é importante pensar na melhor distribuição possível das placas e dos suportes da estrutura, e contar com materiais mais leves. A resistência do sistema em si, neste caso, também deve ficar preferivelmente por conta dos fixadores.
Itens como grampos de telha ou suportes de gancho são boas escolhas para a estrutura de painel solar em telhas de barro. Isso porque os grampos de telha são projetados especificamente para se encaixar nas telhas, proporcionando uma fixação segura sem danificar ou comprometer a integridade do material. Eles são fáceis de instalar e permitem uma distribuição uniforme do peso dos painéis solares. Já os suportes de gancho são outra opção interessante, pois podem ser fixados nas vigas ou ripas da estrutura do telhado, ou seja, por baixo das telhas de barro, proporcionando uma base estável para a fixação dos painéis solares sem danificá-las e permitindo ajustes posteriores para se adequar ao perfil das telhas. Ambos você encontra na linha solar da INOX-PAR.
Estrutura de fixação de painel solar para coberturas metálicas
A estrutura para placa solar a ser utilizada em coberturas metálicas vai depender muito do tipo de metal utilizado e das condições climáticas, sendo preferível consultar um especialista antes de adquiri-la. Entretanto, quando se trata da fixação, há duas soluções compensatórias: os suportes de trilho e os suportes de fixação por abraçadeira.
Os suportes de trilho são itens fixados às vigas ou à estrutura que está abaixo do telhado metálico, permitindo a montagem do painel solar nestes próprios trilhos, utilizando grampos ou braçadeiras. Essa solução oferece flexibilidade na colocação e ajuste dos painéis solares, permitindo otimizar sua posição em relação à incidência solar de forma manual e mais barata.
Já os suportes de fixação por abraçadeiras são pensados para serem fixados diretamente nas nervuras do telhado metálico, proporcionando uma fixação mais segura e estável com o tempo. Eles também podem ser ajustáveis e adaptáveis ao tipo e tamanho do telhado, garantindo uma distribuição adequada do peso do painel solar. As duas peças podem ser encontradas aqui, na INOX-PAR.
Estrutura de fixação de painel solar para lajes de concreto
Quando se trata de telhados e lajes de concreto, a preocupação com o que a estrutura para painel solar pode danificar do material deixa de ser uma preocupação.
Pode-se instalar estruturas para painéis solares em lajes de concreto de duas formas; através da perfuração ou da instalação de bases pré-fabricadas de concreto e balastros.
No primeiro caso, são feitas perfurações diretamente na laje de concreto para fixar os suportes das placas solares. Geralmente, são utilizados parafusos de ancoragem de alta resistência para garantir a estabilidade, trazendo uma fixação rígida e segura. No entanto, deve-se garantir que as perfurações sejam feitas corretamente e nos lugares corretos, levando em consideração a espessura e a qualidade do concreto.
Já no caso da instalação de bases pré-fabricadas, as soluções são projetadas para serem ancoradas à laje de forma segura e estável trazendo uma superfície sólida para a montagem dos painéis solares sem danificar a estrutura de concreto. Elas podem ter diferentes formas e tamanhos, sendo blocos de concreto, lastros metálicos ou outras estruturas pré-moldadas, que permitirão a montagem dos painéis solares com estabilidade e segurança sem a necessidade de perfurar a laje em si.
Estrutura de fixação de painel solar para o solo
Uma estrutura de fixação de painel solar para o solo é conhecida como sistema de montagem em solo ou racking ground mount. Essa estrutura é utilizada para instalar painéis solares em áreas abertas, como terrenos ou campos, onde não há estruturas de telhado disponíveis.
É necessário pensar em suas fundações, que podem ser feitas com estacas cravadas, tubos de aço ou bases de concreto, dependendo do tipo de solo e dos requisitos de resistência e durabilidade. Além disso, é importante considerar um espaçamento adequado, que permita a incidência solar e a distribuição de peso sem problemas e a drenagem e resistência ao vento, visto que, com o solo exposto e os ventos constantes, a estrutura pode afundar de um lado e de outro não, prejudicando a angulação calculada do projeto.
A estrutura do solo inclui suportes e trilhos nos quais os painéis solares são montados. Os suportes podem ser ajustáveis em altura e inclinação para otimizar a orientação dos painéis em relação ao sol. Os trilhos permitem a instalação dos painéis em filas alinhadas, garantindo a estabilidade e a eficiência do sistema. E para encontrar os fixadores ideais para ancorar as placas solares nessas estruturas da melhor forma, você pode contar com a INOX-PAR.