O Brasil tem vivido momentos de secas históricas, agravadas por queimadas e um crescente desequilíbrio ambiental que tem tornado os dias mais quentes e aumentado o consumo de água por todo o país. Em um contexto em que a energia hidráulica ainda é, inegavelmente, a principal matriz energética da nação, esse conceito tem começado a ser revisto.

Investir em energias limpas e renováveis tem deixado de ser uma alternativa para tornar-se uma necessidade a médio e longo prazo, e nesse sentido a energia solar surge como uma opção ideal para quem pensa no futuro. Mas por que ela é considerada tão econômica? Confira a seguir.

A energia solar é mesmo mais econômica?

Muito. Sem a necessidade de construção de usinas hidrelétricas, represas, desvio de cursos de rios e toda a logística envolvida na captação de energia hidráulica, a energia solar já se mostra compensatória, pois além de produzir um impacto ambiental infinitamente superior, conta com uma instalação rápida e muito mais barata, de modo que qualquer pessoa possa optar pelo uso de painéis solares em sua empresa, fazenda ou residência.

Energia solar tem potencial de crescer no Brasil

Recentemente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) indicou que o Brasil chegou a marca de 10 GW de potência operacional fotovoltaica, superando a marca histórica do ano anterior, de 7,78GW, ao somar os segmentos de geração distribuída (GD) e geração centralizada.

Já a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar e Fotovoltaica) afirma que cerca de 51,3 bilhões de Reais foram investidos no setor recentemente, o que gerou quase 300 mil postos de trabalho e um arrecadamento tributário de aproximadamente 14 bilhões de reais, além de uma emissão de CO2 reduzida em 10 milhões de toneladas.

Com a aprovação do PL 5829/19 pelo Congresso Nacional neste ano, estima-se que o país diminuirá a burocracia envolvida na geração distribuída, o que também possibilitará modelos de negócios mais avançados, como usinas híbridas.

Tudo isso demonstra que, não apenas a energia solar tem potencial de crescimento no Brasil, como que este crescimento já vem ocorrendo a passos acelerados, e quem buscar integrar-se a este movimento desde já, tende a colher frutos rapidamente.

Como investir em energia solar

Qualquer pessoa pode optar pela instalação de um painel solar em sua casa ou ambiente de trabalho, e regularizar esta situação perante a ANEEL ou a agência distribuidora de energia em sua região.

É necessário contar com profissionais de confiança para te auxiliar em um projeto de instalação de painéis solares, que deverão avaliar o melhor local, posicionamento, ângulos e demais detalhes relacionados à instalação de um painel, e claro, é importante contar com peças de qualidade.

Fixadores para painéis solares

Entre as peças essenciais para um funcionamento efetivo do painel solar estão os fixadores.

Há fixadores próprios especiais para este tipo de projeto, como hastes, grampos, ganchos, arruelas e outros itens.

Eles garantirão que seu painel esteja bem fixado à estrutura onde ele foi instalado, garantindo uma captação de energia mais eficiente e muito mais durabilidade e resistência a intempéries, como ventos, chuvas, mudanças climáticas bruscas e todos os fatores externos que podem afetar a estrutura do painel.
Conheça melhor este tipo de fixadores aqui.

Categorizado em: