Quanta energia um painel solar produz?

Linha solar Inoxpar

Limpa, renovável e eficiente, a energia solar tem sido cada vez mais utilizada em instalações comerciais, residenciais, fabris, agrícolas e muitas outras.

Com um bom painel solar, muitas vezes é possível diminuir os gastos com conta de luz para valores irrisórios, mantendo um bom fornecimento de energia. Mas você sabe quanta energia um painel solar é capaz de produzir? Veja a seguir.

O que afeta a eficiência de um painel solar?

Para que a eficiência energética de um painel solar seja determinada, deve-se levar em conta aspectos como a potência da placa adquirida, a área em que você decidir instalar seu painel, suas dimensões e inclinação, irradiação solar e índice de sombra, entre outros.

Tudo isso afeta no cálculo de geração de energia e no consumo médio de um painel fotovoltaico.

Quanta energia produz um painel fotovoltaico?

Uma placa solar de 100 Wp pode produzir de 12 a 20 kWh por mês, o que configura cerca de 800 a 1300 Wh diários.

Para um consumo de 8 horas diárias, em média, a geração de energia fica por volta de 100 a 165W por mês. Entretanto, como dissemos acima, vários fatores podem influenciar nessa quantia.

Como calcular quanta energia o painel solar produz

Considerando que uma única placa solar de 100 Wp seja capaz de gerar entre 12 e 20 kWh por mês, como dissemos acima, uma placa solar de 200 Wp tende a gerar o dobro, entre 24 e 40kWh; uma de 300 Wp geraria o triplo, e assim por diante.

Entretanto, deve-se levar em conta as perdas de energia que podem ocorrer. Fatores climáticos e a inclinação do seu painel podem afetar a captação de luz e a geração de energia, e vale a pena ter em conta que sistemas Off-grid, ou seja, aqueles que funcionam à base de baterias, perdem aproximadamente 35% da energia produzida. Já os chamados sistemas On-grid, conectados à rede de energia, perdem cerca de 20%.

Sendo assim, para calcular quanta energia solar o painel solar produz, primeiro deve-se determinar um parâmetro, considerando uma média de 150 W para uma placa solar de 1m² e, na sequência, multiplicar este valor pela quantidade de placas contidas no sistema.

Em seguida, multiplique este valor pela taxa de irradiação solar da sua cidade ou região, que você precisará descobrir e ter em mãos.

Após isso, reduza as proporções das perdas previstas – de 20% ou de 35% – como citamos acima e você obterá o valor de energia gerada em seu painel solar!

Que outros fatores aumentam a eficiência do painel solar?

Além de levar em conta a posição e direção da instalação, a qualidade e quantidade de placas solares, e de realizar os cálculos acima para ter um bom controle da eficácia de seu painel solar, é importante que a estrutura do sistema seja firme, resistente e durável.

Dessa forma, você não precisará se preocupar tanto com intempéries e outros fatores externos para que seu painel gere sempre a mesma quantidade de energia. É imprescindível contar com bons fixadores para o painel solar durar mais. E para isso, você pode confiar na Inox-par.

Compartilhe: